Com o tema “Sustentabilidade e Governança: Para um Futuro mais Transparente e Inclusivo”, o encontro contará com representantes de todos os Tribunais de Contas do Brasil, além de palestrantes de referência nacional. O ENCCO 2025 vai promover o intercâmbio de experiências e boas práticas em corregedoria, ouvidoria e controle interno, fortalecendo a transparência pública, a ética institucional, a participação social e a integridade na administração pública.
A programação inclui palestras, painéis e grupos técnicos, com destaque para a participação do filósofo e escritor Vladimir Safatle, professor titular da USP, que abordará reflexões sobre governança e sociedade contemporânea.
Também estão confirmados em dispositivos oficiais o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o Ministro do Tribunal de Contas da União, Jorge Oliveira; o Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; e o Governador do Amapá, Clécio Luís.
O evento é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social. A realização conta com o apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA), Assembleia Legislativa (Alap), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Ministério Público do Amapá (MP/AP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), Prefeitura de Afuá, Sebrae/AP e CEA Equatorial.