Em agosto, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou da inauguração da rota de conexão entre o Porto de Gaolan, na China, e o Porto de Santana, dentro da estratégia do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para fortalecer o comércio bilateral entre Brasil e China.
O ministro da Integração em exercício, Valder Ribeiro, destacou a relevância do acordo.
“O termo de compromisso é um projeto estratégico para o desenvolvimento da região, fortalecendo um porto que tem localização privilegiada e é um pilar econômico do Amapá e do Brasil”. Ele lembrou ainda que o MIDR tem avançado em outras iniciativas no estado, como a Rota do Açaí e do Pescado, o Programa de Fronteiras e obras de infraestrutura que fortalecem a economia local.
Para o ministro Silvio Costa Filho, o investimento no Porto de Santana trará ganhos diretos à economia do Amapá.
“São investimentos estratégicos que vão melhorar a governança do Porto, a infraestrutura logística e potencializar um dos portos mais estratégicos da América Latina. Esse projeto representa mais segurança, mais eficiência e mais desenvolvimento para o Amapá”, afirmou.
Localizado às margens do rio Amazonas, o Porto de Santana é fundamental para o transporte de grãos, combustíveis e produtos industrializados da região.
“Investir no Porto é investir em economia, emprego, renda e oportunidade para as pessoas”, ressaltou o prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha.