O presidente da Câmara, vereador Marcelo Dias (PRD), destacou que o livro celebra os 54 anos de existência da Casa e resgata a história do Parlamento Municipal. “A obra tem como objetivo eternizar e valorizar a trajetória desta Casa de Leis ao longo de cinco décadas, trazendo um resumo da atuação parlamentar de cada vereador que contribuiu com o desenvolvimento de Macapá. É uma forma de mostrar o quanto o Legislativo tem trabalhado em prol da população”, afirmou.
A solenidade, realizada no Plenário Stephan Houat, no Palácio Janary Nunes, contou com as presenças do prefeito de Macapá, Antônio Furlan (MDB), vice-governador do Amapá, Teles Júnior (PDT), conselheiro do Tribunal de Contas do Amapá, Michel Harb, e demais autoridades políticas, que foram unânimes em reconhecer o papel da Câmara de Vereadores como pilar importante no crescimento e desenvolvimento da capital amapaense. Todos reconheceram também o bom desempenho do presidente Marcelo Dias na condução do Legislativo Municipal, de forma transparente, inovadora e muito mais próximo da população.
O jornalista Edgar Rodrigues foi homenageado pelo legado deixado na pesquisa e edição do livro. Seu colega e coautor, Édi Prado, destacou a importância da obra como registro histórico e referência para a sociedade.
A obra e a nova galeria reafirmam o compromisso da Câmara de Vereadores com a preservação da memória política e a valorização do trabalho dos parlamentares que marcaram a história de Macapá.