Campanha alerta para proteção urgente das árvores gigantes da Amazônia

O movimento “Proteja as Árvores Gigantes” lançou nesta sexta-feira (22) uma nota técnica alertando para as ameaças que rondam as árvores monumentais da Amazônia e cobrando ações imediatas de proteção por órgãos ambientais estaduais e federais.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Descobertas em 2022, as árvores centenárias, com idade entre 400 e 600 anos, estão em risco de desaparecer antes mesmo de serem totalmente estudadas. No Amapá, sete exemplares foram identificados, distribuídos entre a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, a Floresta Nacional do Amapá e assentamentos na região de Maracá-Camaipi. Entre eles, destaca-se um angelim-vermelho de 85,44 metros, o segundo maior já registrado.

O movimento defende a criação de uma unidade de conservação de proteção integral, argumentando que apenas o tombamento das árvores não é suficiente para garantir sua preservação. Entre as principais ameaças à região estão garimpos ilegais, que provocam degradação ambiental e riscos diretos às árvores.

O Ministério Público do Amapá já obteve parecer favorável da Secretaria de Meio Ambiente para reconhecer as sete árvores como patrimônio natural, sugerindo a criação de Áreas de Preservação Permanente (APP) com raio de 1 km ao redor de cada exemplar.

Além do valor ambiental, as árvores gigantes são importantes registros climáticos e ecológicos, acumulando informações sobre secas, cheias, estoques de carbono e mudanças atmosféricas. Pesquisadores utilizam tecnologias de sensoriamento remoto e monitoramento de sobrevoos para identificar e acompanhar esses exemplares, mas apenas 1% da floresta amazônica foi mapeada até agora.

Angela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró-UC, destaca: “A COP30 será uma vitrine do Brasil para o mundo, e não podemos exibir um santuário da biodiversidade enquanto a floresta continua ameaçada”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.