“Para mim, é uma honra estar presente em mais uma cerimônia de promoção. É uma oportunidade de celebrar o esforço de cada um de vocês e também a alegria das famílias, que hoje sorriem com orgulho pelo avanço de um filho, filha, marido, esposa, irmão ou irmã. É um momento que nos emociona e fortalece toda a corporação”, afirmou o governador.
Do total promovido, 158 são praças e 11 são oficiais, consolidando um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento institucional e operacional do CBM-AP. A solenidade também incluiu a entrega de 43 medalhas a militares e civis que se destacaram por serviços prestados à segurança pública.

Durante o evento, foram realizadas as tradicionais solenidades simbólicas: a troca de luvas, que representa a ascensão a um novo posto; a entrega de espadas, que marca a investidura na autoridade de oficial; e o desfile militar, encerrado com o “fora de forma”, quando a tropa é oficialmente dispensada. Com a promoção, os militares passam a assumir novas atribuições tanto no serviço operacional quanto no administrativo.
Nos últimos três anos, o CBM-AP registrou o maior reforço de efetivo de sua história, incluindo o maior número de convocados de concursos públicos e a retomada do Curso de Formação de Oficiais (CFO) após 15 anos. A corporação também passou a contar com um novo prédio do Comando-Geral, equipado com academia e piscina, além da Academia Bombeiro Militar, na Zona Norte de Macapá, voltada ao aprimoramento técnico e físico dos profissionais.





