Para marcar a política de gestão do Governo do Amapá, que trata a segurança pública como uma das prioridades. Nesta sexta-feira, 15, a maior turma da história já reunida para os Cursos de Formação de Soldados Combatentes da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), com 900 alunos, deu os primeiros passos na carreira, em um momento histórico para as corporações.
O governador Clécio Luís, oficializou o início do treinamento dos novos militares, em cerimônia no Estádio Zerão, em Macapá.
“É com muita honra que recebemos esses alunos para os cursos de formação de soldados. São as maiores turmas da história do Amapá e contamos com a dedicação de cada um para serem as melhores. Esse é mais um momento que coroa todo o investimento realizado na segurança pública do Amapá“, destacou o governador.
A turma de 900 alunos-soldados, sendo 600 para Polícia Militar e 300 para o Corpo de Bombeiros, representam aproximadamente 30% do efetivo atual das corporações. Nessa etapa, todos são considerados soldados de segunda classe e recebem 50% dos salários referentes ao cargo, após a formação no curso, que tem duração de aproximadamente seis meses, os soldados ingressam na primeira classe e passam a receber os proventos integralmente.
Os cursos de formação da PM e CBM no Amapá iniciaram em 1994, formando os primeiros 87 militares para as duas corporações. Agora no ano de 2023, o maior Curso de Formação de Soldados, do Governo do Estado, vai capacitar 900 alunos-soldados para reforçar a defesa da sociedade amapaense.
O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Verissimo, reafirmou que este dia é histórico na segurança pública.
“Aproximadamente 300 soldados do Bombeiro e 600 da Polícia iniciam uma nova fase em suas vidas. Que marca o início do compromisso com o serviço público, proteção da vida, do patrimônio e meio ambiente, que é a missão da corporação”, pontuou.
O aluno soldado dos bombeiros, Manoel Laranjeiras, lembrou a trajetória árdua que passou até chegar ao curso de formação.
“Passamos por seis fases extremamente desafiantes, e com certeza teremos um curso muito difícil, mas ao final nós iremos compor essa honrosa corporação que é o Corpo de Bombeiros”, disse.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Adilton Corrêa, falou do desafio de embarcar na jornada e de fazer parte da corporação.
“É uma nova fase na vida de cada um, onde eles irão servir a sociedade protegendo vidas e garantido a paz”, afirmou o comandante.
A aluna-soldado da PM, Kelrilene Lima, falou o quanto batalhou para conseguir a sonhada vaga.
“Fazer parte da Polícia Militar é uma honra para poucos, por isso me sinto extremamente feliz em começar uma carreira que é muito visada e admirada pela população”, afirmou.
Novos oficiais
Durante a cerimônia ocorreu também a formatura de oficiais das duas instituições. Foram 93 oficiais e 61 praças da Polícia Militar, sendo 126 homens e 28 mulheres. Do Corpo de Bombeiros, foram 23 oficiais promovidos, sendo 20 para 2º tenente.
Andréia Freitas, promovida a segunda tenente dos Bombeiros, destacou que os desafios foram muitos em sua carreira.
“É um salto muito grande na nossa carreira, principalmente por ser mulher e atuar na área da saúde na corporação, por isso, eu só tenho a agradecer”, destacou.
POLÍTICAS DE IGUALDADE DE GÊNERO
O programa EDcomunica-Show deste sábado, 16, entrevistou Ivanna Costa (@pereiracostaivana). Ela é presidente da ONG Art-trans do estado do Amapá – articulação das mulheres travestis e transexuais e homens-trans. Ela confirmou a presença de duas mulheres-trans na polícia militar do Amapá.