Durante o evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou aos representantes dos 16 municípios amapaenses propostas para fortalecer a presença do estado no cenário turístico nacional e internacional. Entre os serviços oferecidos estão articulação institucional, capacitação técnica e promoção de experiências turísticas. Também foram divulgadas as diretrizes do Novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil e um documento orientador com estratégias específicas para promover o Amapá, destacando seus diferenciais e potencialidades.

“Nós temos dados consistentes que colocam o Amapá como uma rota interessante e atrativa para outros países. E é por isso que lutamos tanto pelo lançamento deste programa: para estarmos cada vez mais preparados para alcançarmos o sucesso que o turismo amapaense merece”, destacou o senador Davi.
Segundo dados da Embratur, entre janeiro e abril de 2025, o Amapá recebeu 16.882 turistas estrangeiros — um crescimento de 54,5% em comparação ao mesmo período de 2024. Os principais países emissores foram França, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Peru. A expectativa é que as ações do Novas Rotas comecem a ser implementadas nos próximos meses no estado.
“Tenho orgulho de dizer que essa é uma articulação do nosso mandato, uma conquista fundamental para fortalecer o turismo local, mostrar ao mundo a beleza e a potência de nosso estado, atrair investimentos e, claro, gerar emprego, renda e oportunidades para a população”, reforçou Davi.
O governador Clécio Luís, presente no evento, reconheceu a atuação do senador e o empenho da Embratur para a implantação do Novas Rotas no Amapá. “Essa é mais uma entrega, mais uma conquista aguardada por nosso estado, com a certeza de que estamos prontos para projetar o Amapá para o mundo”, afirmou.
O que é o Novas Rotas
Lançado em abril deste ano, o Programa Novas Rotas marca o início de uma série de ações da Embratur em todo o país, com foco em sustentabilidade, inovação e análise de dados. As atividades incluem capacitações para gestores públicos, empresários e operadores de turismo, com destaque para temas como comportamento do turista internacional, práticas sustentáveis e identificação de mercados emissores.
Além disso, o programa contará com uma plataforma online de ensino a distância voltada à qualificação de empreendedores e gestores locais, promovendo um turismo mais preparado e competitivo em todas as regiões do Brasil.