Acompanhada por técnicos de ministérios, a primeira-dama Janja programa reuniões para debater tema, prioridade de Lula.
Técnicos da ONU chegaram em Belém do Pará nessa 2ª feira (9.out.2023) para avaliar a cidade, como possível sede da COP30, conferência climática, em 2025. O grupo será acompanhado por técnicos de ministérios e contará com a presença da primeira-dama Janja da Silva.
Trata-se de uma prioridade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que encontra-se convalescendo de cirurgia que fez recentemente. A visita está prevista para terminar na 6ª feira (13.out).
O grupo da ONU deve preparar um relatório para o Brasil (país anfitrião) com as medidas para adequar a cidade ao evento. A visita seria no meio de 2024. Foi antecipada a pedido da Casa Civil, que coordena o tema no governo. Técnicos da pasta vão acompanhar a equipe da ONU –o ministro Rui Costa não deve ir.
Integrantes dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo também devem viajar para Belém. A indicação para a sede da COP30 é dos países caribenhos e latino-americanos da ONU. Já há acordo pelo apoio a Belém costurado por Lula e pelo Itamaraty, mas a cidade paraense precisa ser confirmada.
EDbelém | com Aleno Oliveira