15 de julho de 2024

Como administrar seu tempo – por Darllen Rocha

Fim do ano chegando e você ainda tem tanta coisa a fazer que precisaria de mais 360 dias?!
EDacademia | Como administrar seu tempo - por Darllen Rocha
EDacademia | Como administrar seu tempo -

Fim do ano chegando e você ainda tem tanta coisa a fazer que precisaria de mais 360 dias?!

Oi pessoal! Vamos falar hoje sobre como administrar o tempo e conseguir cumprir prazos? Eu gosto de tratar aqui sobre os problemas do cotidiano e também me utilizo das dificuldades das pessoas que assessoro, por isso resolvi falar um pouco sobre como administrar o tempo para dar conta das demandas acadêmicas.

Estes dias comecei a atender uma pessoa que está a poucos meses de entregar o texto da Dissertação e então uma frase chamou a minha atenção: “todos os colegas da turma estão finalizando e eu mal comecei!” Percebi desespero naquela fala e pedi que fosse enviado o texto no estágio em que se encontrava e, infelizmente, era verdade que o texto estava em fase embrionária… tinha título, agradecimentos e nenhum texto… Ao interrogar sobre o que era a pesquisa, a pessoa conseguiu explicar de forma bem clara, porém sem nenhum embasamento teórico e o pior é que não havia um pré-projeto! Esse deve ter sido o caso mais incomum que atendi, mas trouxe ele aqui por duas coisas totalmente interligadas: falta de planejamento e administração de tempo.

O que fazer em uma caso assim?? O que fica evidente é que não houve orientação, em hipótese alguma! Mas de nada vai adiantar ficar reclamando, não é? Entenda, para fazer uma pesquisa você deve saber muito bem o quê pesquisa! Então se você não tem um planejamento, um pré-projeto para se guiar, vai andar às escuras… e isso vai implicar na administração do seu tempo.

Você já tem o pré-projeto, já está trabalhando na pesquisa, sabendo muito bem seus objetivos? Ótimo!! Agora vamos ao passo seguinte: estabelecer estratégias para organizar seu tempo. A primeira delas é ter metas! Comprometa-se com você mesmo a cumprir etapas em determinado tempo!! Não espere que seu orientador faça isso!! Exemplo: estabeleça 60 dias para concluir a sua revisão literária e então, dentro deste marco temporal, vá criando metas como 20 dias para fazer o levantamento, 30 dias para tabelar e fazer as análises e 10 dias para a revisão do texto. Para cada etapa, vá estabelecendo quantas horas do seu dia você consegue dispor para cumprir os prazos.

Comprometa-se com suas metas! Atinja essas metas e otimize seu tempo! Ao final você verá que ainda que não tenha cumprido 100% (porque coisas acontecem na vida da gente) você tem um caminho trilhado, sabe onde ajustar, como reorganizar!

Te ajudei com essa dica? Me segue no @profa.darllenrocha.

EDacademia por Darllen Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.