Detran Amapá implementa frota exclusiva e reaproveitamento da baliza na prova prática

Atendendo a solicitações dos usuários, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) anunciou mudanças na prova prática de direção veicular para otimizar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre as novidades, os candidatos poderão utilizar veículos do próprio Detran equipados com sistema de telemetria, garantindo mais transparência na avaliação.
Foto: Fabiano Menezes/Detran
Foto: Fabiano Menezes/Detran

A adoção da frota exclusiva do Detran também representa economia para os candidatos, que pagarão apenas a taxa de aluguel do veículo, no valor de R$ 180,00, além da taxa de marcação do exame prático, de R$ 90,00. O agendamento pode ser realizado no site detran.ap.gov.br.

São disponibilizados 15 carros e seis motocicletas, todos novos e utilizados exclusivamente para os exames práticos. Segundo o diretor-presidente do Detran-AP, capitão Rorinaldo Gonçalves, essa mudança beneficia os candidatos que estão na fase final do processo de habilitação, permitindo a realização do exame com veículos equipados tanto no primeiro teste quanto no reteste.

Em caso de reprovação, o candidato poderá reagendar a prova de forma rápida pelo site do Detran-AP, conforme a disponibilidade de datas e horários.

“Essa mudança foi pensada para apoiar o candidato, oferecendo um sistema de prova altamente seguro, com monitoramento completo do veículo por dentro e por fora. Além disso, caso ele seja reprovado, poderá remarcar o reteste pela internet e realizá-lo no mesmo dia ou no seguinte, conforme sua preferência”, explicou o gestor.

Telemetria e reaproveitamento da baliza

O sistema de telemetria, anunciado no fim de 2023, entrou em vigor definitivamente em 19 de fevereiro deste ano. Ele monitora o candidato desde o momento em que entra no veículo, utilizando câmeras de vídeo, captação de áudio e sensores que registram o uso da embreagem, setas, freio de mão, cinto de segurança e motor. As informações são armazenadas em um HD, garantindo mais segurança e precisão na avaliação.

Outra novidade, que entra em vigor a partir de 1º de abril, é o reaproveitamento da aprovação na baliza. Se o candidato for aprovado nessa etapa e reprovado no percurso, na próxima tentativa ele não precisará refazer a baliza, iniciando diretamente pelo trajeto.

“Essa melhoria permitirá que candidatos aprovados na baliza não precisem refazê-la em caso de reprovação no percurso, mantendo a aprovação obtida nessa fase no sistema”, destacou o diretor-presidente.

Agendamento online

Tanto o primeiro teste quanto o reteste podem ser agendados diretamente pelo candidato no site do Detran-AP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.