Conhecido também como José de Nazaré, José – o Carpinteiro e São José Operário, por causa da sua profissão, informação que podemos obter na Bíblia Sagrada. Por esse motivo, no feriado do Dia do Trabalho – 1º de maio, é celebrado o Dia de São José Operário.
O dia 19 de março, Dia de São José, é feriado estadual no Amapá, pela Lei nº 667 de 16/04/2002. Esta data tem tudo a ver comigo, pelo fato de ter tido a honra de ser o autor da lei que “considera São José padroeiro do estado do Amapá”; e feriado estadual.
São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, além de Patrono Universal da Igreja Católica. Em Portugal, o Dia dos Pais é celebrado no dia de São José.
Na tradição popular brasileira, no Dia de São José é comum fazer a “simpatia das frutas”, que tem como intuito conquistar um objetivo muito almejado. Normalmente, está simpatia é feita pelas pessoas que desejam arranjar um bom casamento, por exemplo.
O ritual consiste em escrever o nome de várias frutas que você conhece (e costuma consumir) em pedaços de papel, colocar tudo numa caixa e sortear um.
A fruta que for sorteada não deverá ser consumida pela pessoa durante um ano, como forma de penitência e promessa para São José interceder no desejo feito pelo fiel. Não é permitido consumir nenhum alimento que contenha a fruta sorteada. Logo a seguir, de acordo com a tradição, aconselha-se que o fiel faça uma oração a São José, como forma de agradecimento.
Tenho muito orgulho de ser o autor da lei que “considera São José o padroeiro do estado do Amapá”. E como devoto de São José, na próxima terça-feira estarei em oração, pelas famílias e pelos trabalhadores amapaenses, para que SÃO JOSÉ nos dê proteção!
Por: Edinho Duarte | Jornalista e pedagogo