Durante o evento, o governador enfatizou que o investimento em pessoas é essencial para garantir um policiamento mais eficiente e humanizado.
“A sociedade terá o melhor policiamento. Esses rapazes e moças sairão melhores do que entraram, transformados ao longo da formação, onde serão preparados, para no futuro, liderar batalhões, companhias e operações nas ruas, avenidas, bairros e municípios do nosso estado inteiro. Irão incorporar valores próprios de um policial e serão exemplos para a sua família, para crianças e jovens”, destacou Clécio Luís.
Os alunos foram organizados em seis pelotões e seguem protocolos específicos de biossegurança. A primeira semana é dedicada a atividades administrativas e de adaptação à rotina militar. Em seguida, os alunos iniciam a etapa prática do curso, conhecida como “semana zero”, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do Amapá.

Com duração de seis meses e carga horária de 1.058 horas/aula, o curso oferece uma matriz curricular composta por 34 disciplinas, alinhadas às diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O conteúdo contempla áreas fundamentais como gestão de conflitos, conhecimentos jurídicos, controle social, comunicação e o uso de técnicas e tecnologias aplicadas ao policiamento preventivo e ostensivo.
“A missão da Polícia Militar é complexa. Nós lidamos desde a prevenção, entrando em sala de aula para conversar com uma criança ou com um adolescente em formação, até o enfrentamento direto com o criminoso, com o faccionado. Todos nós estamos aqui para servir, para entender bem a população e tratar as pessoas com educação, e esse preparo começa no curso de formação”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Costa Júnior.
Ao final da formação, os alunos considerados aptos serão incorporados à Polícia Militar como soldados de 1ª classe, ampliando o efetivo e reforçando a presença policial em todos os municípios do estado.
A cerimônia, marcada por momentos de forte emoção, contou com a apresentação dos 14 batalhões da Polícia Militar e de suas respectivas bandeiras, momentos de oração e louvor, além da apresentação da banda de música da PM. O evento também teve a presença de familiares, que puderam acompanhar de perto a conquista dos alunos-soldados, e de autoridades, como o senador Randolfe Rodrigues.





