A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social (Seas), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e Defesa Civil Estadual, em parceria com a Prefeitura de Amapá. A medida segue o decreto n.º 9333/2025, que declara situação de emergência nos municípios de Amapá (distrito do Sucuriju), Mazagão, Calçoene e Macapá (distrito do Bailique).
“Nosso governador Clécio Luís determinou a ação das equipes de governo conforme o decreto de emergência em razão da estiagem. Estamos enviando mais de 200 galões de água ao município de Amapá, de onde seguirão para a Vila do Sucuriju, uma viagem de cerca de 12 horas de barco, garantindo alívio imediato e ajuda humanitária às famílias da região”, explicou o secretário de Estado da Assistência Social em exercício, Hugo Paranhos.

Localizada na foz do Rio Amazonas, a comunidade de Sucuriju enfrenta anualmente o desabastecimento de água potável no segundo semestre. A salinização — fenômeno natural em que a água do oceano invade os rios de água doce — torna o recurso impróprio para o consumo. Durante o período de estiagem, a falta de chuvas agrava a dificuldade de coleta e armazenamento de água potável.
Para assegurar o abastecimento e a segurança hídrica da população até a melhora das condições climáticas, o Governo do Amapá segue realizando a distribuição emergencial de água mineral, garantindo que o acesso ao recurso continue disponível para todos os moradores da comunidade.





