Governo do Amapá recebe comitiva da Guiana Francesa para tratar de novos intercâmbios

O Governo do Amapá recebeu, nesta sexta-feira, 9, uma comitiva da Escola Liceu Polivalente Balata Melkior, da cidade de Matoury, na Guiana Francesa. O grupo visitou três centros de ensino profissionalizante da rede estadual com o objetivo de alinhar informações para um acordo de cooperação que viabilizará intercâmbios nas áreas de linguagem, cultura e gastronomia.
Foto: Evandro Vilhena/Seed
Foto: Evandro Vilhena/Seed

Durante a agenda em Macapá, os representantes guianenses conheceram a estrutura e as atividades do Centro Cultural Franco Amapaense, do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand e do Centro de Educação Profissional do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob). Em reuniões com os diretores das unidades, foram discutidas as oportunidades que o acordo poderá proporcionar aos dois países.

“Nós estamos na fase inicial da cooperação, que são as visitas técnicas para conhecer os trabalhos dos centros e a grade curricular de cada um. Na segunda fase, serão formadas equipes multidisciplinares dos dois lados para se criar o plano operacional, que trará todas as diretrizes de como se dará o intercâmbio. Já a assinatura do acordo está prevista para o dia 28 de maio, na Guiana Francesa”, informa a coordenadora do grupo de trabalho de Relações Internacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Jaqueline Reis.

Diretor da Escola Liceu Melkior, Louis-Felix William_Foto: Evandro Vilhena/Seed
Diretor da Escola Liceu Melkior, Louis-Felix William_Foto: Evandro Vilhena/Seed

Para o diretor da Escola Liceu Melkior, Louis-Felix William, o acordo proporcionará trocas significativas nas áreas educacional e cultural, fortalecendo a cooperação internacional.

“O objetivo é criar sinergia entre a Guiana e o Amapá, principalmente na área educacional. Vamos promover intercâmbios culturais e práticos, com ênfase na gastronomia, desde o ensino de especialidades até o preparo dos pratos. Tudo será feito por meio do Colégio Melkior, que possui uma seção internacional voltada para o ensino da língua portuguesa e a integração com o Brasil”, destacou.

Atualmente, o Governo do Amapá já desenvolve um intercâmbio na área de construção civil, envolvendo mais de 20 participantes. A ampliação de oportunidades também foi bem recebida pelos gestores dos centros educacionais, como o professor Henry Santos, do Centro Franco Amapaense.

Além dos estágios internacionais, o Governo do Estado mantém parcerias com a Guiana Francesa em projetos como o Francescola — que fortalece o ensino de francês nas escolas do Amapá — e em ações estratégicas voltadas à cooperação educacional na região amazônica, como o acordo firmado entre as cidades de Oiapoque e Saint-Georges.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.