Os servidores da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) já vêm, há um tempo, sendo reconhecidos pelo poder público. Exemplo concreto é a sanção da lei que os insere, em âmbito nacional, ao Sistema Único de Segurança Pública, organizando suas carreiras e salários.
A mesma lei, baseada na federal 13.022/14, também lhes concede a função no policiamento ostensivo-administrativo. Indo de acordo com esta atribuição, o prefeito Antônio Furlan (@dr.furlan), nesta terça-feira, 06, realizou a entrega de 3 novas viaturas e armas de fogo à corporação.
No ensejo, houve, ainda, a formatura de 40 guardas que já estão aptos ao uso de armamento em serviço. O treinamento do destacamento, administrado por uma empresa privada licenciada pela Polícia Federal, ocorreu na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (AIFA), em janeiro, em Macapá.
Os agentes foram instruídos à legislação de armamento e tiro, tipificação de armas, segurança e prático de tiro. Em 25 anos de GCMM, será a primeira vez que haverá o uso de armas bélicas para a proteção de Macapá e de seus seis distritos.