Hospital de Emergência de Macapá implanta ouvidoria; saiba como vai funcionar

O Governo do Estado está avançando na melhoria dos serviços de saúde e disponibiliza um novo canal de comunicação entre os usuários e a administração do anexo do Hospital de Emergências (HE) de Macapá.
Hospital de Emergências de Macapá | Foto: Aog Rocha/GEA
Hospital de Emergências de Macapá | Foto: Aog Rocha/GEA

Trata-se da Ouvidoria do HE, um espaço para que a população possa fazer sugestões, reclamações, pedidos e elogios tanto presencialmente quanto de forma on-line.

Todas as demandas recebidas são analisadas pela Ouvidoria e pelas áreas competentes, contribuindo para a tomada de decisões. A equipe responsável pelo atendimento é formada por um ouvidor e dois colaboradores do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que realizam visitas diárias às enfermarias, informando os pacientes sobre o serviço.

Ouvidor do HE de Macapá, Thiago Ramos | Foto: Aog Rocha/GEA
Ouvidor do HE de Macapá, Thiago Ramos | Foto: Aog Rocha/GEA

A aproximação entre os usuários e os profissionais da saúde é essencial para melhorar o atendimento e criar uma cultura de diálogo e respeito. O Governo do Amapá reconhece essa importância, criando a ouvidoria para escutar os anseios e sugestões dos usuários, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados”, informou o ouvidor Thiago Ramos.

A iniciativa é coordenada pela Fundação de Saúde e segue as diretrizes institucionais, com ênfase na humanização, sendo uma ferramenta importante para a gestão e aprimoramento contínuo dos processos e serviços oferecidos no HE.

Hospital de Emergências de Macapá | Foto: Aog Rocha/GEA
Hospital de Emergências de Macapá | Foto: Aog Rocha/GEA

A ouvidoria funciona presencialmente no anexo do HE de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com o atendimento do ouvidor. Outras solicitações podem ser registradas todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das 7h às 19h pelo SAU. Os usuários também podem enviar manifestações a qualquer hora pelos canais on-line.

O ouvidor é responsável por encaminhar as demandas ao setor apropriado. Após o recebimento, é feita a verificação da resposta, assegurando que todos os pontos foram devidamente atendidos. A resposta pode ser enviada por e-mail, WhatsApp ou pessoalmente.

O documento de resposta inclui: dados do usuário, cronologia da demanda, desde o registro até a conclusão, além de um resumo da solicitação e da resposta final. Em casos de denúncia, a identidade do usuário é mantida em sigilo.

Canais de atendimento da Ouvidoria do HE:
  • ⁠E-mail: ouvidoria.anexoHE@fundesa.ap.gov.br
  • ⁠Presencial: Anexo HE, Av. Hamilton Silva, 139, bairro Central
  • ⁠WhatsApp: (96) 98414-8578
  • ⁠Formulário on-line: clique aqui

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