A unidade agora conta com 12 novos leitos pediátricos e adultos, além de instalações como enfermarias, salas de estabilização, observação, pré e pós-parto, classificação de risco e acolhimento, consultórios médicos, expurgo, sutura e curativo. Também foram disponibilizados locais de repouso, almoxarifado, copa e banheiros.
“Entregamos um hospital que funcionará 24 horas por dia, garantindo atendimento integral e de qualidade. Estamos entregando um serviço completo e eficiente, transformando as unidades mistas em hospitais que realmente atendam às necessidades da população. Essa conquista é fruto de uma luta de todos e, acima de tudo, do povo de Tartarugalzinho, que agora tem uma unidade de saúde que está à altura de suas demandas“, destacou o governador Clécio Luís.
A reforma do hospital foi viabilizada por um investimento de mais de R$ 2 milhões, com recursos federais articulados pela ex-deputada federal Marcivânia Flexa e contrapartida do Tesouro Estadual. A unidade está preparada para atender casos de média complexidade, assistência ao parto e clínica médica. Além disso, o hospital oferece serviços de enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia e serviço social, bem como laboratório de análises clínicas, farmácia e raio-x.
A secretária de Estado da Saúde, Débora Okabaiashi, destacou a importância da nova estrutura: “É mais uma unidade para atender a população de forma efetiva, segura e completa. Toda a estrutura do hospital foi pensada para atender as necessidades da população. Além disso, toda a região também pode contar com o recém-inaugurado Hospital de Porto Grande“, reforçou a secretária de Estado da Saúde, Débora Okabaiashi.
Homenagem a Maria Odete Vilhena Parize
O hospital recebeu o nome de Maria Odete Vilhena Parize em homenagem à técnica em enfermagem que dedicou décadas de trabalho à antiga Unidade Mista de Saúde de Tartarugalzinho. “Dona Odete“, como era carinhosamente chamada, foi um exemplo de dedicação e compromisso com os pacientes. O nome foi proposto no Projeto de Lei nº 2937, de 2023, de autoria da deputada estadual Liliane Abreu, como uma forma de reconhecimento pelo serviço prestado à saúde pública do Amapá.