Ibama propõe reunião com Petrobras para definir simulado ambiental na margem equatorial

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) propôs à Petrobras a realização de uma reunião preparatória no dia 12 de agosto para tratar da Avaliação Pré-Operacional (APO) na margem equatorial, região do bloco FZ-AM-59, no litoral do Amapá. A APO é a última etapa antes da autorização para perfuração exploratória e consiste em um simulado de emergência ambiental.
Foto: Marinha do Brasil/Divulgação
Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

No ofício encaminhado à petroleira, o Ibama solicita que sejam apresentadas uma ou mais propostas de cenário para a execução da APO. Os focos principais deverão ser a análise da estrutura de resposta offshore em carrossel e a aplicação do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna (PPAF).

A Petrobras, que tenta avançar no licenciamento ambiental há mais de dois anos, já recebeu o documento, mas preferiu não comentar o conteúdo oficialmente. Fontes próximas à companhia avaliam que o movimento do Ibama é positivo e pode sinalizar o avanço do processo.

A estatal havia sugerido que a simulação ocorresse a partir de 14 de julho, e a expectativa é de que a nova data seja definida após o encontro de agosto.

Fonte: Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.