Imprensa Oficial do Amapá celebra 80 anos e consolida modernização dos registros da história do estado

Neste mês de março, a Imprensa Oficial do Estado do Amapá completa 80 anos de história como o meio oficial de comunicação do Poder Executivo. Criada em 19 de março de 1945, durante o governo de Janary Nunes, a instituição foi essencial na organização e divulgação dos atos administrativos do ex-Território Federal do Amapá.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Inicialmente, as publicações utilizavam impressão tipográfica, um processo manual que organizava tipos móveis para formar textos e imagens. As decisões do governo eram divulgadas no Jornal Amapá, impresso da época que informava a população sobre as ações do Executivo. Em 24 de julho de 1964, a comunicação oficial evoluiu e deu origem ao Diário Oficial do Estado.

A modernização do sistema ocorreu gradativamente. Em 2016, as edições do Diário Oficial passaram a ser publicadas em formato PDF, mas sem um sistema digital estruturado. A mudança definitiva aconteceu em 2019, com a implantação de um novo sistema que automatizou o processo, garantindo mais eficiência e acessibilidade.

Desde então, as publicações passaram a ser exclusivamente digitais, disponíveis nos sites do Governo do Amapá e da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Além de reduzir custos com impressão e distribuição, a digitalização preserva a memória documental do estado e facilita o acesso à informação pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.