O Ministro André Mendonça devolveu o pedido de vistas da ADI 7228 que questiona a totalização de votos das eleições proporcionais de 2022. A acão movida pelo partido REDE pode alterar a bancada de três Estados (Amapá, Rondônia e Tocantins) e uma cadeira no Distrito Federal.
No momento do pedido de vistas, a votação estava em 2×1 contra a tese defendida pelo relator Ministro Ricardo Lewandowiski. Os Ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes defendem o cumprimento e mudança imediata nas bancadas.
Segundo a ADI, a totalização de votos realizada pelo TSE não respeitou a regra de 80/20, na qual o candidato eleito deveria ter no mínimo 20% do quociente eleitoral.
Quem entra e quem sai
A bancada do Amapá seria a mais afetada caso a tese defendida pela REDE seja aceita pela corte do STF. Estão em jogo os mandatos de Augusto Puppio (MDB), Professora Goreth (PDT), Sonize Barbosa (PL) e Silvia Wãipi (PL).
Seriam beneficiados e assumiriam vaga na Câmara dos Deputados os candidatos Paulo Lemos (PSol), Aline Gurgel (REP), Marcivânia (PCdoB) e André Abdon (PP).
O EDNews – Portal de Notícias está acompanhando a ação de autoria do partido Rede, que pode alterar a composição da bancada do Amapá na Câmara Federal.
A matéria é originária do SDB News e teve enorme repercussão nas redes sociais.