O evento, realizado na Rua Carlos Daniel, Infraero II, em frente ao Hospital do Amor, contou com a presença do governador do Amapá, Clécio Luís, e dos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Jader Filho (Cidades), Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social). Também participaram os senadores Jaques Wagner (líder do governo no Senado), Randolfe Rodrigues (líder do governo no Congresso), o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP) e outras autoridades.

De volta ao comando do Senado desde 1º de fevereiro, Davi Alcolumbre acompanhou a agenda presidencial e destacou a importância da doação da Gleba Cumaú, uma luta iniciada por ele em 2019.
“Em 2019, eu estava na presidência do Senado e assumi interinamente a Presidência da República. Fiz um compromisso com o povo do Amapá. Estávamos há 30 anos querendo ser os donos dos nossos destinos, porque a Constituição de 1988 criou um novo estado da Federação, delegou atribuições, entregou demandas, mas não entregou as nossas terras”, afirmou.
O senador Randolfe Rodrigues destinou R$ 26 milhões para estruturar o bairro Parque Aeroportuário e garantir melhorias para os moradores.

“Amanda e Iasmim comemoram que agora são donas de seus lares. Elas e mais de duas mil famílias que vivem no ‘Parque Aeroportuário’ não têm mais medo de perder tudo o que conquistaram”, destacou Randolfe Rodrigues.

Além da doação das terras, a cerimônia marcou a entrega do Conjunto Habitacional Nelson dos Anjos, no bairro Congós, viabilizado com recursos federais assegurados pelo presidente do Senado. Também foi assinada a ordem de serviço para a construção do novo campus do Instituto Federal do Amapá (IFAP) no município de Tartarugalzinho, um investimento de R$ 25 milhões pelo Novo PAC, que beneficiará 1.400 alunos.
Além disso, foram assinados cinco termos de cessão de direitos e doação das terras da União das glebas Uruguinha, Rio Pedreira, Tucunaré, Aporema e Matapi, proporcionando mais segurança jurídica para moradores e empreendedores da região.