Com o tema “Escuta das Prioridades e Desafios das Capitais Amazônicas rumo à COP30”, o evento, promovido pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e pela Fundação Konrad Adenauer (KAS), buscou construir estratégias integradas para o fortalecimento das políticas públicas ambientais e de uma agenda sustentável comum.
O encontro também avançou na elaboração da Carta CB27, documento que reunirá compromissos e encaminhamentos pactuados entre as capitais amazônicas, reforçando o papel estratégico da região no debate climático global.
“O compromisso da gestão municipal é ampliar o planejamento sustentável, fortalecer o enfrentamento às mudanças climáticas e garantir cooperação regional. É uma satisfação integrar esse espaço de decisões em prol de uma cidade mais verde”, destacou Valcir Marvulle, secretário de Meio Ambiente de Macapá.
Bianca Cantoni, coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI América do Sul, ressaltou a importância da convergência das agendas ambientais.
“Nosso foco foi ouvir as capitais amazônicas e criar caminhos de integração e colaboração dentro do CB27”.





