25 de julho de 2024

Maior evento escolar do Brasil seleciona alunos amapaenses

Um dos projetos científicos que será apresentado na Febrace, em São Paulo, é uma alternativa de plantio mesmo em situações desfavoráveis por conta das mudanças climáticas.
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Pés de maracujá, em terreno impróprio para o cultivo, pode ser a solução para principalmente produtores familiares que sofrem com as crises climáticas? É um questionamento que gera muitas dúvidas, mas que estudantes da rede estadual de ensino de Macapá estão dispostos a explicar na 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorrerá entre 18 e 22 de março, em São Paulo (SP).

Cinco estudantes, divididos entre as escolas Mário Quirino, Afonso Arinos e Risalva Freitas do Amaral, estão selecionados para participar e apresentar seus projetos no evento escolar mais importante do Brasil.

Alunos irão apresentar alternativas às mudanças climáticas que afetam o plantio e a colheita de alimentos. Crédito: Glauber Titiyó/SEED
Alunos irão apresentar alternativas às mudanças climáticas que afetam o plantio e a colheita de alimentos. Crédito: Glauber Titiyó/SEED

Na escola Mário Quirino é onde o projeto científico dos pés de maracujá vem sendo praticado, onde os alunos se baseiam em técnicas agrícolas, na teoria e na prática, e principalmente, nas problemáticas do clima chegam a destruir ou atrasar colheitas de inúmeros produtos.

Wallace Cortez, aluno da Escola Mário Quirino, um dos selecionados para apresentar projetos científicos na Febrace. Créditos: Glauber Tiriyó/SEED
Wallace Cortez, aluno da Escola Mário Quirino, um dos selecionados para apresentar projetos científicos na Febrace. Créditos: Glauber Tiriyó/SEED

Os estudantes fazem o monitoramento de nove pés da fruta em aspectos desfavoráveis, seja com muita chuva, seja com forte seca, para observar se as plantas vão evoluir até a colheita dos frutos. Wallace Cortez, aluno da escola Mário Quirino, disse ao G1 Amapá que “a ciência pode ajudar muito o nosso dia a dia, como o nosso trabalho que ajuda agricultores a administrar e expandir o seu trabalho“, finalizou.

FINALISTAS FEBRACE 2024

REGIÃO NORTEAMAPÁ

ACESSIBILIDADE: UM MAPA DA REALIDADE (6003)
Ana Paula Alves Ramos Nobre , Ramon Gabriel Santos de Brito (Orientação) , Marcionai dos Reis da Silva (Coorientação)
E.E. Risalva Freitas do Amaral, Macapá, AP
HUM – 608 Educação
Projeto da Feira: FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESTADO DO AMAPÁ


ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DO RESÍDUO DE OENOCARPUS BATAUA EM ARGILA CARIPÉ DO MARUANUM NA CONFECÇÃO DE CERÂMICOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL (5511)
Flávia Beatriz Borges Monte, Evelyn Vitória Freitas de Oliveira , Letícia Oliveira Souza, Leila Cristina Nunes Ribeiro (Orientação)
IFAP – Campus Macapá, Macapá, AP
ENG – 705 Civil


AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PASSIFLORA EDULIS SIMS, COM ADUBAÇÃO QUÍMICA, APÓS PERÍODO DE ALAGAMENTO (6085)
Wallace Cortes Almeida, Emanoel Vilhena Batista, Maria Juliana da Fonseca Vaz, Rose Benedita Rodrigues Trindade (Orientação), Antonio Carlos Maia Trindade (Coorientação)
E.E. Mário Quirino da Silva, Macapá, AP
BIO – 203 Botânica
Projeto da Feira: Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí-MCTIA


ECOFILTRO: APROVEITAMENTO DA CASCA DO CAMARÃO MACROBRACHIUM AMAZONICUM COMO COMPONENTE PRINCIPAL PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA (4453)
Bruna Guimarães Corrêa , EMERSON WILLIAME ROCHA DE LIMA PATRICIO (Orientação) , Danielle Alessandra Pereira de Brito (Coorientação)
Instituto Nacional Leva Ciência, Macapá, AP
ENG – 708 Sanitária
Projeto da Feira: MOSTRA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA AMAZÔNIA


SUN FLOWER – DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA COM AQUECIMENTO SUPLEMENTAR SUSTENTÁVEL: UMA ALTERNATIVA NO COMBATE À ESCASSEZ DE ÁGUA (4184)
Ana Beatriz Benjamin de Oliveira , Aldeni Melo de Oliveira (Orientação) , Giovanne Tavares Ferreira (Coorientação)
EE Professor Afonso Arinos de Melo Franco , Santana, AP
EXA – 109 Oceanografia

Baixe aqui a lista dos Premiados e finalistas da Febrace 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.