25 de julho de 2024

EDacademia: Nesse início de ano, há muitos processos seletivos para Mestrado e Doutorado abertos, mas há poucos projetos aprovados! Você sabe por quê?

EDacademia com Darllen Rocha.
EDacademia com Darllen Rocha.
EDacademia com Darllen Rocha.

O fato é que muita gente não sabe nem por onde começar um pré-projeto de pesquisa, não é? Hoje eu quero ajudar você a entender quais os elementos essenciais de um projeto de pesquisa. Vem comigo!

Tudo começa com um tema, que é o assunto a ser estudado e que gera um problema de Pesquisa, ou seja, a pergunta que você pretende responder. Falamos sobre isso na nossa coluna semanal, lembra? Pois bem, a seguir você deve trazer o referencial teórico. Entenda que isso é um pré-projeto, então você não vai exaurir o tema (nem na pesquisa em si, diga-se de passagem), então faça breve referência aos autores que serão utilizados, sem precisar aprofundar, mas apenas indicando os mais relevantes para o tema.

Todo pré-projeto surge, inicialmente, de um desejo pessoal, de uma inquietação, e por isso você vai apresentar também uma justificativa. Nesta etapa, você relata a importância do seu projeto, por meio de fatos e argumentos, indicando o que o motivou a querer estudar o tema escolhido. Não esqueça, porém, que sua justificativa, assim como seu pré-projeto devem condizer com a Linha de Pesquisa escolhida.

Chega então o momento em que você vai indicar os seus objetivos. Como fazer?? Primeiro, volte à pergunta problema, ela é seu objetivo geral. Depois disso, estabeleça os objetivos específicos, que são os caminhos para atingi-lo. Lembre-se: cada objetivo específico corresponde a uma seção do seu trabalho e eu indico a você que sempre se limite a três objetivos específicos, pois serão suficientes para as discussões e tornam pouco provável que você se afaste do objetivo geral, ou do objeto de estudo.

Segue-se, então, para a Metodologia. Essa etapa consiste em dizer como serão atingidos os objetivos. Por conta disso, indique as principais etapas de investigação, sem entrar em detalhes, mas apenas deixando claros os procedimentos mais importantes. Diga qual é o seu método, sua abordagem, tipo (s) de pesquisa, procedimentos de coleta e análise de dados, seu(s) sujeito(s) de pesquisa (quando houver) e seu lócus. Por fim, apresente as referências ou bibliografia, que corresponde à lista de obras consultadas, inclusive eletrônicas.

Lembre-se que um pré-projeto claro e objetivo é o caminho para a sua aprovação!!

Ajudei você? Tem dúvidas? Me segue no @profa.darllenrocha e continue aqui na nossa coluna!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.