Nova lei obriga escolas a notificar conselhos tutelares sobre violência e suicídio de alunos

As escolas terão a obrigação de informar os conselhos tutelares sobre casos de violência ocorridos no ambiente escolar, especialmente aqueles envolvendo automutilação e suicídio. A medida está prevista na Lei 15.231, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (7).
Foto: surasaki/iStockphoto/Agência Senado
Foto: surasaki/iStockphoto/Agência Senado

Segundo a lei, os conselhos tutelares municipais devem receber a relação de alunos com faltas acima de 30% do permitido, além de todas as ocorrências de violência envolvendo estudantes, incluindo automutilações, tentativas de suicídio e suicídios consumados.

As determinações foram incorporadas à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e à Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.

A legislação é resultado do projeto de lei PL 270/2020, de autoria da ex-deputada federal Rejane Dias (PI), aprovado pelo Senado em setembro com relatoria do senador Flávio Arns (PSB-PR).

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.