Ao longo de três dias, os 26 caciques das diversas comunidades apresentaram suas principais demandas, como energia, água, infraestrutura e educação, além de outras questões específicas de cada localidade. A atividade foi organizada pela Associação Indígena Karipuna.
“Estamos debatendo entre as nossas comunidades e repassando aos governos todos os nossos anseios. Sabemos que não é fácil, mas lutamos para resolver e amenizar as dificuldades de cada região e localidade”, destacou o cacique e coordenador do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque, Edmilson Oliveira.
Durante o encerramento da assembleia, a secretária de Estado dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque, apresentou os investimentos e projetos do Governo em favor das comunidades indígenas, como a distribuição de mais de 10 mil kits de alimentos, em resposta à crise fitossanitária que afeta a região.
“Nessa oportunidade tivemos a chance de repassar ao nosso povo tudo o que estamos fazendo nas diversas áreas administrativas e também nos projetos futuros. Sabemos que temos as dificuldades, mas mostramos os avanços da nossa gestão”, afirmou a secretária.
Desde 2023, o Governo do Amapá vem trabalhando na reestruturação da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (SEPI) para melhor atender as necessidades das comunidades indígenas. Além do suporte alimentar, o governador Clécio Luís já atendeu demandas importantes, como o anúncio da construção de escolas e o envio de um grupo gerador para suprir a demanda energética da aldeia Kumarumã, a maior do estado, com cerca de 4 mil indígenas.