O Governo do Amapá é parceiro da iniciativa, que contará com a participação de cooperativas agrícolas, extrativistas, pescadores, quilombolas e povos indígenas do Amapá e da Guiana Francesa. O evento destacará a experiência do estado em áreas como bioeconomia, demarcação de terras indígenas, Zoneamento Ecológico-Econômico e a implementação de um código ambiental atualizado.
Sob o tema “Novas Alianças pela Amazônia”, o encontro promoverá debates sobre integração social, governamental, econômica, científica, tecnológica e inovadora. As discussões abordarão temas como protagonismo da Amazônia, transição justa para o desenvolvimento sustentável, impactos das mudanças climáticas e combate ao desmatamento, com a participação de povos tradicionais, incluindo indígenas da Guiana Francesa.
Os participantes terão acesso a debates sobre negócios verdes, bioeconomia e economia social, além de conhecer experiências inovadoras desenvolvidas no Amapá. A programação incluirá transmissões digitais, atrações culturais e uma feira de empreendedorismo destacando startups, artesanato indígena e quilombola, além de empresas com o Selo Amapá.
A organização e o apoio ao evento contam com diversas instituições, entre elas o Creces, Sebrae, Parque Científico e Tecnológico Solimões, Flacso Brasil, CorpoAmazônia e Norwegian Agency for Exchange Cooperation (Norec).
As inscrições podem ser feitas pelo link disponibilizado no comunicado oficial.