O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas ou adulteradas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza.
Sinais e sintomas
De acordo com a SMVS, os efeitos variam conforme o tempo após a ingestão:
- Até 6 horas: sonolência, tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, confusão mental e taquicardia.
- Entre 6h e 24h: visão turva, sensibilidade à luz, perda da visão das cores, convulsões e coma.
- Casos graves: cegueira permanente, choque, insuficiência renal e risco de morte.
Orientações médicas
A secretaria orienta que qualquer pessoa com sintomas incomuns após ingerir bebida alcoólica procure imediatamente uma unidade de saúde. O tratamento pode incluir hidratação venosa, correção da acidose metabólica, uso de antídotos específicos e, nos casos mais graves, hemodiálise.
Todo caso suspeito deve ser notificado ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) como “Intoxicação Exógena” e comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), pelo e-mail cievs.semsa@gmail.com.
Também é importante informar o tipo de bebida consumida, local de compra e possíveis outras pessoas que tenham ingerido o mesmo produto.
A Prefeitura de Macapá reforça a recomendação de não consumir bebidas de procedência duvidosa e buscar atendimento médico imediato em caso de suspeita de intoxicação.
Sem registro de casos no Amapá
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) emitiu, na quinta-feira, 2, um alerta epidemiológico de caráter preventivo. Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), até o momento não há registros de casos suspeitos ou confirmados no estado.