O investimento total na obra foi de R$ 1.965.745,34, oriundos do Tesouro Municipal. Essa construção faz parte da segunda etapa da revitalização da orla do bairro Perpétuo Socorro, integrando o projeto turístico Orla Viva.
A interligação está situada sobre o Igarapé das Mulheres, ligando a Rua Hugo Alves Pinto, em frente ao Mercado do Pescado, no bairro Perpétuo Socorro, à Rua Beira Rio, ao lado da Praça Jacy Barata.
Os serviços foram executados e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), incluindo drenagem com aduelas de concreto, terraplenagem, pavimentação em CBUQ, meio-fio, sarjeta, execução e compactação da base ou sub-base para pavimentação de solo estabilizado, barreira simples de concreto armado e pré-moldado, além de pintura vertical e horizontal e iluminação em LED.
Iluminação Pública
A Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento do Município de Macapá (Cipemac) instalou 12 postes ornamentais com 24 luminárias em LED para iluminar a área, aumentando a sensação de segurança e conforto da população e contribuindo para a redução da criminalidade e dos acidentes de trânsito.
Histórico da Homenageada
Zuila Bezerra Bacelar, conhecida como Dona Zuila, foi uma das mulheres do igarapé que lavava roupas na região. Nascida em 25 de outubro de 1933 e falecida em 21 de dezembro de 2021, Dona Zuila foi lavradora, pescadora, caçadora, seringueira e chefe de família, criando seis filhos.
Seus ensinamentos foram transmitidos de geração a geração, destacando-se seu trabalho como parteira e sua habilidade como talentosa rezadeira. Em 1969, mudou-se para Macapá, no bairro Igarapé das Mulheres, atualmente Perpétuo Socorro.
Dona Zuila se tornou uma importante liderança comunitária, atuando em movimentos de resistência e contribuindo para a eleição de figuras políticas, incluindo seu filho Nilpisca, o vereador mais votado entre 1997 e 2004. Ela também participou de encontros internacionais de parteiras no Amapá e na Guiana Francesa, compartilhando experiências sobre partos naturais.
A contribuição de Dona Zuila para a comunidade será eternizada com a nomeação dessa via de interligação, que conecta o bairro Perpétuo Socorro à Praça Jacy Barata Jucá.