No último dia do Carnaval de 2024, a capital do Amapá foi intensamente afetada pelas chuvas. Poderosas áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical se propagaram ao longo da faixa litorânea, abrangendo desde o Amapá até o Ceará, resultando em chuvas torrenciais.
Em Macapá a chuva começou no fim da madrugada e por volta das 15 horas desta terça-feira ainda caía com moderada forte intensidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET registrou 138,2 mm de chuva acumulados em 12 horas, entre 2 horas da madrugada e 14 horas de 13 de Fevereiro de 2024. No acumulado de 24 horas, entre 14 horas de ontem e 14 horas de hoje, o volume de chuva já chegava a 144,8 mm automática do INMET.
Estes quase 145 mm é uma quantidade de chuva é muito elevada para um período de 24 horas e representam cerca de 39% da média de chuva para fevereiro.
Prefeito Dr. Furlan (@dr.furlan), o Governador Clécio Luís (@clecioluis_) e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes (@waldezgoesoficial) se unem para realizarem ações conjuntas aos alagamentos em Macapá, devido as fortes chuvas que caem desde a madrugada.