Cerca de 41 pessoas foram atingidas, entre elas crianças, adultos e idosos. Três ficaram feridas, e um idoso de 89 anos, identificado como Benedito Dias, morreu no local. A prefeitura ofereceu auxílio funeral à família.
Durante a manhã, foram distribuídos pacotes de água mineral, cestas básicas, auxílio gás, além de atendimentos de Cadastro Único, orientações, encaminhamentos e almoço. Até o momento, 12 famílias foram direcionadas ao Aluguel Social.
O Departamento de Proteção Básica e a Defesa Civil do município estão presentes desde o início dos atendimentos. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (SEMZU) realiza a limpeza da área, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) oferece primeiros socorros, consultas psicológicas, verificação de pressão arterial e entrega de medicamentos.
“Estamos com uma equipe que atua diretamente com calamidades. Nossos atendimentos serão contínuos e estarão disponíveis às famílias o tempo que precisarem, dessa forma contribuímos a fim de amenizar o sofrimento dessas pessoas”, destacou a gestora da pasta, Mayla Carvalho.
Gabriela Ferreira Carvalho, de 26 anos, neta de Benedito, morava no local há 10 anos e relatou: “Minha casa pegou fogo, eu, meu filho e muitas outras pessoas morávamos juntos e perdemos tudo. Toda ajuda é bem-vinda; esses benefícios nos ajudarão muito, estamos sem forças para lidar com toda essa situação”.
Ismael Santos, da Defesa Civil, descreveu o trabalho do órgão: “O incêndio começou por volta das 21h40. Ao chegar ao local, constatamos várias residências em chamas. A situação foi controlada pelo Corpo de Bombeiros, e, após o trabalho, confirmamos o óbito e o número de casas atingidas”.
Campanha de doação
Quem quiser contribuir pode entregar as doações na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Odilardo Silva, nº 1944, Centro, esquina com a Av. Padre Júlio, ou diretamente no local do sinistro, na Rua Dirceu Cordeiro Dias, bairro São Lázaro, próximo ao Atacadão Maracá.