O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), proporciona orientação sobre os malefícios do cigarro, tanto para fumantes quanto para não-fumantes, e é conduzido por uma equipe multidisciplinar, incluindo nutricionistas, enfermeiros, médicos, odontólogos e educadores físicos. O tratamento, que dura um ano, combina sessões de terapia em grupo e atendimento individual, além de utilizar adesivos e medicamentos para controlar a ansiedade e evitar recaídas.
As UBSs participantes estão espalhadas pela cidade, incluindo as unidades Rosa Moita, Perpétuo Socorro, Pacoval, Pantanal, Marabaixo, Coração, Pedro Barros, São Pedro, Lélio Silva, Congós, Álvaro Corrêa, Macapaba, Marcelo Cândia, Cidade Nova, Rubim Aronovitch, Novo Horizonte e Infraero 1. Para se inscrever, basta apresentar RG, Cartão do SUS e Comprovante de Residência em uma dessas unidades.


Veja como funciona
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo é voltado para pessoas que desejam parar de fumar e oferece um tratamento completo, com duração de um ano.
O processo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, enfermeiros, médicos, odontólogos e educadores físicos. O tratamento inclui encontros em grupo, atendimentos individuais e suporte com adesivos e medicamentos, que auxiliam no controle da ansiedade e ajudam a evitar recaídas.
Para participar, basta procurar uma das 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que oferecem o serviço.

