O anúncio ocorreu durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Randolfe Rodrigues, líder do Governo no Congresso Nacional.
“Uma grande vitória do povo do Amapá e de todo o Brasil, anunciada pelo presidente Emmanuel Macron, após uma articulação firme que construímos com as autoridades francesas”, afirmou Randolfe.

O senador destacou que a extinção da exigência de visto era uma demanda histórica da população brasileira, especialmente dos amapaenses. “Esse avanço representa mais do que a eliminação de uma barreira; é a abertura de caminhos para o fortalecimento das relações econômicas, sociais e culturais entre o Amapá e a Guiana Francesa”, comemorou.
Conquista construída ao longo dos anos
A articulação de Randolfe para o fim do visto teve início em 2019, quando esteve na Embaixada da França, em Brasília, defendendo o estreitamento dos laços com a Guiana Francesa e o fim da obrigatoriedade do visto.
Em 2023, o senador reforçou a pauta diretamente com o embaixador francês, que visitava o Amapá. Na ocasião, Randolfe apresentou a dificuldade enfrentada pela população de Oiapoque, que precisava desembolsar cerca de R$ 500 para emitir o “France-visa”, além do seguro obrigatório — enquanto os cidadãos franceses acessavam o Brasil sem qualquer exigência.
Mais recentemente, em setembro de 2024, após nova articulação com a Embaixada da França, o senador viabilizou a retomada da emissão de vistos no Amapá, interrompida havia anos, o que dificultava a travessia pela ponte binacional.
Agora, com o anúncio oficial da isenção, essa barreira histórica chega ao fim, promovendo integração e novas oportunidades para os povos dos dois lados da fronteira.