Senado pode votar unificação do prazo de inelegibilidade em oito anos

O Plenário do Senado pode votar nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 192/2023, que unifica em oito anos o prazo de inelegibilidade para políticos impedidos de disputar eleições. A sessão deliberativa está marcada para as 14h.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A proposta, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), recebeu parecer favorável do senador Weverton (PDT-MA) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto já foi pautado no fim de 2024 e em março de 2025, mas a votação foi adiada por falta de consenso entre os líderes partidários.

Atualmente, a lei prevê que o político inelegível fica impedido de concorrer durante o período do mandato e por mais oito anos após o fim da legislatura. O PLP altera essa regra, estabelecendo um prazo único de oito anos, contados a partir de:

  • decisão que decretar a perda do mandato;
  • eleição com prática abusiva;
  • condenação por órgão colegiado; ou
  • renúncia ao cargo eletivo.

A mudança teria aplicação imediata, inclusive para casos já julgados. Segundo Weverton, a medida trará “mais objetividade e segurança jurídica” ao definir com clareza o início e o término das inelegibilidades.

Se aprovado, o projeto segue para sanção presidencial.

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.