A eleição, que normalmente ocorreria na primeira Sessão Administrativa de dezembro, foi antecipada para garantir o quórum necessário, conforme proposto pelo atual presidente, desembargador Adão Carvalho, e aceita por unanimidade pelos membros da corte. Além disso, a posse dos novos dirigentes foi antecipada para 25 de fevereiro de 2025, para evitar coincidência com o Carnaval.
O desembargador Adão Carvalho, ao presidir a sessão, destacou a importância da continuidade administrativa e do processo democrático para o fortalecimento do sistema judiciário no estado. O evento contou com a participação dos desembargadores do TJAP, reafirmando o compromisso com a justiça e boa governança.
Novos membros do TRE/AP
Na mesma sessão, também foram aclamados os novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) para o biênio 2025-2027. O desembargador Carmo Antônio de Souza foi escolhido presidente, e o desembargador Agostino Silvério Junior foi eleito vice-presidente/corregedor. O desembargador Mário Mazurek e Rommel Araújo foram escolhidos como 1º e 2º suplentes, respectivamente. A eleição reforçou o fortalecimento das instituições eleitorais do estado.