De autoria de Acácio Favacho, Câmara aprova urgência para criação da Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com Deficiência

Nesta quarta-feira, 27, foi aprovado no Plenário o Requerimento de Urgência para a análise do Projeto de Lei 5367/23, de autoria do deputado Acácio Favacho, que institui a Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com Deficiência (CNIPCD). O documento, de expedição gratuita, tem como objetivo facilitar o acesso aos direitos garantidos por lei, muitas vezes dificultados pela ausência de uma identificação unificada.
Foto: Deputado Federal, Acácio Favacho | Assessoria de Comunicação Acácio Favacho
Foto: Deputado Federal, Acácio Favacho | Assessoria de Comunicação Acácio Favacho

“A carteira assegura e protege os direitos das pessoas com deficiência, que enfrentam dificuldades para comprovar sua condição ao buscar gratuidade ou descontos previstos em lei”, afirmou o deputado Acácio Favacho, autor do projeto.

Além de garantir benefícios como gratuidade e descontos, o documento assegura atenção integral, prioridade no acesso a serviços públicos e privados, especialmente em saúde, educação e assistência social.

Segundo o texto, a CNIPCD terá validade nacional, por um período de cinco anos. Sua emissão ocorrerá mediante requerimento do interessado ou de seu representante legal, acompanhado de relatório médico e documentos pessoais.

“A ideia do projeto surgiu por conta da necessidade de consolidar um modelo próprio de identificação da pessoa com deficiência, com validade em todo o País, tendo em vista as várias iniciativas já existentes neste sentido em alguns estados e municípios brasileiros, mas que, não permitem o efetivo alcance e exercício dos direitos em todo o Território Nacional”, explicou o parlamentar.

A proposta foi aprovada em conjunto com o PL 3648/04 e segue agora para análise final no Plenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.