23 de julho de 2024

Vida de Acadêmico – por Darllen Rocha

Vida de Acadêmico - Por Darllen Rocha

Oi, gente!! Sou Darllen Rocha e quero convidar vocês a acompanharem essa coluna que chamei, carinhosamente, de Vida de Acadêmico, mas por quê? Posso destacar aqui vários motivos, mas vou me centrar em apenas dois: primeiro, é uma caminhada solitária; e segundo, não tem manual de instruções!

Quando digo que é uma caminhada solitária é porque tudo, e apenas tudo, vai depender de você. Evidentemente, você tem seus professores, colegas de turma e a família te dando suporte, porém, não é mais como na Educação Básica, na qual te encaminhavam e apontavam como fazer cada coisa, não é? De repente você está em uma sala de um curso de Educação Superior, de Graduação ou Pós-Graduação e o professor já vai indicando que as aulas serão todas por meio de seminários e que para cada um deverá ser feito resenha de uns sei lá quantos textos… Se identificou com isso? Pois é… vida de acadêmico!! Se você não for um sortudo que encontra alguém para te ensinar a fazer o fichamento, já deve ter sentido um friozinho no estômago e aquela sensação de que não sabe nem por onde começar!!! Por isso digo que a caminhada é solitária, e você vai ter que, como dizem; se virar! (que triste pensar assim, mas é verdade).

Pois bem, vamos ao segundo ponto: A vida acadêmica não tem manual de instruções! Não tem mesmo!! Mas tem as normas de trabalhos, de apresentação, de gerenciamento de tempo. Sabe aquela sensação de que você acabou de ingressar em um curso com duração de quatro anos?? Vai demorar, não é? Você vai ter todo o tempo do mundo!! Não vai, não!! Quando menos esperar, já está participando da reunião de formatura! Sério mesmo!! Parafraseando Cazuza: O tempo não para!!! Tudo é extremamente corrido quando estamos na Educação Superior. Isso é ainda mais desgastante quando você já está na Pós-Graduação porque lá, em tese, você já sabe “se virar sozinho”! Essa é a dura realidade, meus queridos!!

Mas e aí? O que fazer? Primeiro, arregace as mangas, leia, estude, se informe! E conte com esse canal de comunicação para te apoiar. Você deve estar se perguntando como eu posso te ajudar. Vou te ajudar trazendo temas importantes para você, desde questões sobre como administrar “as crises” dessa rotina estressante, até aquelas dicas de produção de trabalhos e apresentação de seminários. Vai ser nosso canal de conversa sobre assuntos diversos que envolvem o dia a dia acadêmico. Ah! Vocês também podem sugerir os temas!!

Agora, se você ainda não me conhece, talvez diga: por que esta pessoa acha que pode me ajudar? Bem, primeiramente, vou dizer: já estive no seu lugar! Aliás, estou! Sou professora desde 1998, atuando tanto com Língua Portuguesa, como Língua Inglesa. Sou licenciada em Letras pela UFPA e Pós-Graduada em Inglês pela PUC-Minas. Sou Mestre em Educação pela Unifap e atualmente, sou estudante de Doutorado na UFPA!! No decorrer de toda esta trajetória, desempenho o papel de professora e também de aluna!! Sei as dores de cada lado!! Por isso, desde 2022 decidi ingressar em outra vertente da minha profissão, atuando como assessora acadêmica. Ufa!! Acho que já deu para explicar um pouco porque eu sei como te ajudar a deixar essa caminhada mais leve!! Se você curtiu e te interessa me acompanhar, vamos juntos!!! Até logo!!

Por: Darllen Rocha – Doutoranda em Educação | PGEDA/UFPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.