Davi Alcolumbre defende desenvolvimento sustentável da Amazônia na COP30

No primeiro dia da Cúpula de Líderes da COP30, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), reforçou o papel do Brasil como protagonista na agenda global do clima e defendeu o desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira.
Foto: Ascom/Senador Davi
Foto: Ascom/Senador Davi

“Já estou em Belém para participar da abertura da Cúpula de Líderes da COP30, a COP do Brasil, a COP da Amazônia brasileira”, afirmou Alcolumbre, destacando a importância estratégica da região para o equilíbrio climático do planeta.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, e do ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal, demonstrando a união dos três Poderes em torno da pauta ambiental.

Foto: Ascom/Senador Davi
Foto: Ascom/Senador Davi

Durante seu discurso, Davi Alcolumbre ressaltou que o país tem autoridade moral para liderar o debate sobre mudanças climáticas.

“O Brasil tem condições de falar para qualquer outro país do mundo que faz a sua parte. O Amapá, meu estado, tem mais de 97% da cobertura vegetal primária intacta e é carbono negativo. É um exemplo para a humanidade de preservação”, enfatizou.

O presidente do Congresso Nacional também defendeu que a preservação da floresta deve caminhar junto com o desenvolvimento econômico da região.

“Chegamos aqui, hoje, de cabeça erguida, para falar em nome do Congresso Brasileiro, do Brasil e dos brasileiros, da nossa capacidade e resiliência em proteger. Mas também queremos mostrar que precisamos desenvolver a Amazônia, o pulmão do mundo, com apoio para mantermos a floresta em pé”, declarou Alcolumbre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.