Mesmo com o período chuvoso registrando volumes abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro apresentaram, de forma geral, manutenção nos níveis de chuvas e dos reservatórios das usinas em todo o país. Com esse cenário, não será necessário acionar as usinas termelétricas na mesma proporção do mês anterior, evitando custos extras na geração de energia.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo informar ao consumidor o custo real da produção de energia elétrica. O mecanismo considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, a participação das fontes renováveis e a necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as termelétricas. Desde sua implantação, o sistema já gerou uma economia estimada em R$ 12,9 bilhões em juros evitados, segundo dados da Aneel.
Apesar do cenário favorável, a Aneel reforça a importância do uso consciente da energia elétrica. Economizar energia contribui para a preservação dos recursos naturais e fortalece a sustentabilidade do setor elétrico brasileiro.





