O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual atuará com ambulâncias de suporte avançado e intermediário posicionadas em pontos estratégicos para garantir respostas rápidas às ocorrências ao longo de toda a programação.
Duas ambulâncias ficarão de prontidão no local: uma Unidade de Suporte Avançado (USA), equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), voltada para atendimentos clínicos, estabilização de pacientes e encaminhamento à rede hospitalar, quando necessário.
Os veículos estarão posicionados na Avenida Coracy Nunes, esquina com a Rua Cândido Mendes, e nas proximidades da agência do Banco do Brasil, na orla de Macapá, facilitando o acesso rápido às áreas de maior circulação de público. Segundo o Samu, em grandes eventos como o Réveillon, a maioria das ocorrências é de baixa complexidade, envolvendo casos como pressão arterial elevada, náuseas, vômitos e diarreia, geralmente associados a excessos alimentares ou no consumo de bebidas.
Atendimento fixo no local
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou um esquema especial de serviço pré-hospitalar imediato, com pronto atendimento fixo no local, garantindo assistência durante toda a programação. A estrutura funcionará a partir das 18h até o encerramento dos shows.
Ao todo, 20 profissionais de saúde atuarão em escala de plantão, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico. O objetivo é evitar deslocamentos desnecessários para unidades de saúde, além de monitorar, estabilizar pacientes em situações de emergência e oferecer suporte clínico e psicológico.

Rede hospitalar estadual
Toda a rede hospitalar estadual estará de sobreaviso para dar suporte aos atendimentos. No Hospital de Emergência (HE), haverá revezamento de médicos nos ambulatórios, na porta de entrada para traumas e no atendimento clínico. As equipes multiprofissionais, incluindo enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e equipes de apoio, também foram reforçadas.
Outras unidades, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Norte e Sul, o Hospital da Mulher Mãe Luzia, o Pronto Atendimento Infantil (PAI), em Macapá, e o Hospital Estadual de Santana, também se organizaram para atender possível aumento da demanda durante os dias de evento.





