23 de julho de 2024

Acácio quer instalação de salas multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado

Deputado Acácio Favacho (MDB/AP)
Deputado Acácio Favacho (MDB/AP)

O Deputado Acácio Favacho (MDB/AP) apresentou Projeto de Lei 4549/23, que obriga a instalação de salas multifuncionais nas comunidades de ensino públicas e privadas para Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem quase 20 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

“Infelizmente, devido não haver uma imposição legal para que as instituições de ensino adotem o AEE, poucas são as escolas, onde é possível verificar essa modalidade implementada, podendo ser encontradas apenas em algumas unidades da rede pública”, explica.

Segundo o projeto, as instituições terão que realizar a matrícula do aluno no AEE; implementar o planejamento pedagógico, afim de identificar a necessidade do aluno; inserir profissionais qualificados para atendimento educacional especializado; e permitir às equipes multifuncionais externas, vinculadas ao aluno, o acesso ao planejamento pedagógico da equipe de gestão educativa.

O texto também define que cabe às instituições de ensino públicas e privadas procederem a criação e instalação das salas multifuncionais que deverão ser compostas por: espaço físico adequado; mobiliários; materiais didáticos; recursos pedagógicos e de acessibilidade; e equipamentos específicos.

Por Janaína Valadares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.