25 de julho de 2024

EDtecnologia: Apple AI, visionOS 2.0, iOS 18: O que esperar da Apple durante WWDC 2024

A Apple realizará a WWDC 2024 a partir de 10 de junho, exibindo suas futuras atualizações de sistema operacional e talvez até novo hardware. Isso é o que há rumores até agora.
WWDC 2024 em 10 de junho.
WWDC 2024 em 10 de junho.

A Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple é a oportunidade da empresa falar sobre futuras mudanças de software e hardware que ocorrerão em suas diversas plataformas.

Geralmente realizado no início de junho, o evento passou de uma reunião principalmente presencial para uma experiência fortemente online. Um que ajude os desenvolvedores a saber o que está por vir e como codificar aplicativos para aproveitar as vantagens das novas tecnologias que estão chegando.

O evento concentra-se principalmente em software, especificamente nos principais lançamentos de sistemas operacionais da Apple, que chegarão no outono junto com os novos modelos do iPhone . No entanto, também é conhecido por ser o local para a Apple apresentar novo hardware.

Com o lançamento do Apple Vision Pro no início de 2024, bem como grandes mudanças no iOS 17 para lidar com a legislação europeia, a WWDC deste ano deve ser aquela a que todos devem prestar atenção.

Naturalmente, o boato oferece expectativas sobre o que a Apple revelará durante o evento. Isso é o que tem sido espalhado por vários vazamentos e relatórios, meses antes do evento em si.

Quando acontecerá o WWDC 2024?

Em 26 de março, a Apple confirmou que realizará a WWDC a partir de 10 de junho, com o evento acontecendo até 14 de junho.

A data anunciada segue praticamente o padrão usual da Apple de realizá-la no início de junho. A exceção desde 2007 é 2020, que foi realizada no final de junho.

Realizada principalmente como uma conferência virtual desde a pandemia de COVID-19, a Apple tomou medidas para trazer o elemento humano de volta ao evento. Como nos últimos anos, a Apple realizará um evento durante todo o dia no Apple Park na segunda-feira, 10 de junho.

Esse evento presencial incluirá uma festa de visualização do Keynote, reuniões com especialistas da Apple e outras atividades especiais, todas realizadas no Apple Park .

Software – iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, tvOS 18, watchOS 11, visionOS 2

Sendo o software a principal razão da existência da WWDC, e seguindo os anúncios anteriores da Apple na WWDC, o próximo lote de sistemas operacionais da Apple será a grande atração do evento.

De acordo com as convenções de nomenclatura usuais da Apple, eles devem ser chamados de iOS 18, iPadOS 18, tvOS 18 e watchOS 11. Embora saibamos que o macOS será a versão 15 desta vez, não saberemos o nome que segue Sonoma até a palestra principal.

As atualizações do sistema operacional para todo o hardware da Apple serão visualizadas na WWDC
As atualizações do sistema operacional para todo o hardware da Apple serão visualizadas na WWDC

Há mais um sistema operacional que contará: visionOS. O sistema operacional Apple Vision Pro ainda está na versão 1 e passou por inúmeras mudanças em sua vida útil relativamente curta até agora. A Apple certamente abordará o visionOS durante o evento, provavelmente com uma mudança para a versão 2.

Apple AI e mudanças de acessibilidade

Os primeiros rumores de outubro apresentavam a narrativa de que o lançamento do iOS 18 será mais focado na inteligência artificial do que a Apple inicialmente previu. Aparentemente, isso incluiu a criação de um chatbot interno intitulado “Apple GPT” e testes de IA generativa para ferramentas internas de atendimento ao cliente.

Especificamente para o iOS 18, acredita-se que a Apple incorporará IA em seus vários serviços, como ajudar os usuários a escrever no Pages ou criar slides no Keynote.

A Siri será naturalmente impulsionada por esse trabalho, incluindo melhorias na forma como a Siri responde às perguntas e como o Mensagens completa automaticamente as frases.

Para os desenvolvedores, esse trabalho de IA pode incluir assistência no ambiente de desenvolvimento Xcode, com o uso de IA para prever e completar blocos de código. Isso poderia agilizar a codificação para desenvolvedores e até mesmo ajudar em tarefas tediosas, como gerar código para testar aplicativos.

Xcode pode ganhar inteligência de IA na WWDC 2024
Xcode pode ganhar inteligência de IA na WWDC 2024

Essas mudanças na IA podem até se espalhar para a coleção de aplicativos iWork da Apple, após a compra de alguns domínios relacionados. Os pesquisadores da Apple criaram até ferramentas para geração de imagens, tanto em formato estático quanto animado.

Também houve rumores de que a Apple poderia oferecer mais do que apenas seus próprios recursos de IA em seus futuros sistemas operacionais. Vários comentaristas acreditam que a Apple está em negociações com várias empresas na área de IA para potencialmente oferecer acesso a aplicativos de IA em uma App Store de IA aprimorada.

A Apple também conversou com o Google e o Baidu para potencialmente ajudar no processamento de IA.

Em março, um boato sobre recursos de acessibilidade de entrada no iOS 18 e macOS 15 dizia que elementos como atalhos de voz, que mapeiam recursos de acessibilidade para frases faladas, poderiam estar a caminho. Live Speech e Personal Voice for Live Speech podem ganhar categorias, ajudando os usuários a encontrar frases usadas com frequência com mais rapidez.

O aumento dos controles de fontes nos sistemas operacionais também ajudará os usuários a ajustar os tamanhos das fontes em vários aplicativos ao mesmo tempo, em vez de exigir que as coisas sejam alteradas por aplicativo.

A Apple também pode introduzir mais opções de personalização na tela inicial do iOS 18, embora exatamente o que isso implica não tenha sido proposto em rumores.

Quanto a quais dispositivos devem rodar o iOS 18, um vazador afirma que será idêntico ao iOS 17. Para iPad OS, ele supostamente não suportará o chip A10X Fusion ou anterior, reduzindo a lista de iPads que o suportarão.

Se for verdade, o iPadOS será executado em modelos de iPad Pro lançados em 2018 ou posteriormente, no iPad Air e iPad mini de 2019 e em modelos de iPad de 2020 em diante.

Do lado mais improvável, houve alegações de que a Apple estava fazendo o iOS 18 parecer mais com o visionOS. Um relatório de fevereiro duvidou que isso aconteceria, mas que as mudanças no iOS ainda seriam “ambiciosas e atraentes”.

Hardware – Novos Macs

Embora principalmente baseada em software, a Apple faz grandes anúncios de hardware que são mais voltados para desenvolvedores do que para consumidores. Isso geralmente significa atualizações de itens como Mac Studio e Mac Pro.

Rumores afirmam que um Mac Studio atualizado com o M3 Ultra chegará em meados de 2024 , o que coincidiria com um anúncio na WWDC.

Mac Studio pode ganhar atualizações do M3 Ultra na WWDC
Mac Studio pode ganhar atualizações do M3 Ultra na WWDC

Se as iterações anteriores servirem de referência, o M3 Ultra será efetivamente dois chips M3 Max conectados por uma interconexão. Isso significa que ele terá o dobro de componentes de chip individuais do que o chip M3 Max.

Embora tenha havido rumores sobre a atualização do Mac Studio, o mesmo não pode ser dito sobre o Mac Pro.

Um relatório de dezembro disse que a Apple poderia lançar uma atualização para o Mac Studio e o Mac Pro no final de 2024 , o que significa que eles poderiam perder totalmente a WWDC. No entanto, o relatório de janeiro sobre o Mac Studio deixa de lado qualquer menção ao Mac Pro.

Dado que a atualização da Apple para o Mac Pro foi considerada um grande desastre pela empresa, a Apple tem um motivo para atualizar o Mac Pro para reconquistar os usuários e para deixá-lo sozinho por um tempo e se concentrar no Mac Studio.

A WWDC também é um local para a introdução de categorias de produtos inteiramente novas, que em 2023 consistiam no Apple Vision Pro. Neste estágio inicial, parece improvável que quaisquer mudanças importantes sejam introduzidas no fone de ouvido, mas provavelmente serão discutidas em algum momento.

Créditos da matéria: Apple Insider (https://appleinsider.com/articles/24/03/11/mac-studio-visionos-20-ios-18-apple-ai-what-to-expect-from-apple-for-wwdc-2024)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.