Contran aprova CNH sem autoescola, prometendo reduzir custos e burocracia

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou uma das maiores mudanças nas últimas décadas no processo de habilitação de motoristas. O projeto da CNH sem autoescola será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União e promete simplificar o processo de obtenção da carteira, tornando-o mais acessível e menos burocrático. Atualmente, o custo médio para tirar a CNH chega a R$ 4.200 e o processo pode levar até um ano; a expectativa é reduzir prazos e custos em até 80%.
Foto: Ascom Detran-AL
Foto: Ascom Detran-AL

Para solicitar a CNH sem autoescola, os requisitos básicos continuam os mesmos: é necessário ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever e possuir documento de identidade e CPF. Quem optar pelo ensino a distância poderá confirmar a identidade digitalmente pelo portal gov.br. O processo será aberto online pelo portal da Senatran, com acompanhamento pelo Renach.

O curso teórico poderá ser realizado presencialmente ou de forma remota, em autoescolas, instituições homologadas ou no próprio Ministério dos Transportes, sem obrigatoriedade das atuais 45 horas de aula. Após concluir o curso, o candidato precisará realizar a coleta biométrica no Detran, que inclui foto, digitais e assinatura.

Os exames médico e psicológico continuam obrigatórios, podendo ser realizados em clínicas credenciadas. As aulas práticas de direção passam a ser opcionais, sem exigência mínima de 20 horas, e podem ser feitas em autoescolas ou com instrutores independentes.

A prova teórica permanece obrigatória e poderá ser feita online ou presencialmente, com aprovação mediante acerto de 70% das questões. O exame prático de direção continuará sendo aplicado pelo Detran, com pontuação inicial de 100 pontos, sendo necessário alcançar pelo menos 90 para ser aprovado.

Após a aprovação, o candidato receberá a Permissão para Dirigir (PPD), válida por um ano. Se não houver infrações graves ou gravíssimas, a CNH definitiva será emitida automaticamente.

O projeto ainda está em fase de consulta pública. Após o término do prazo, a Secretaria Nacional de Trânsito analisará as contribuições e definirá o texto final. A implementação das mudanças poderá ser imediata ou ocorrer após um período de adaptação para os Detrans e autoescolas.

Fonte: CNN Brasil

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