Durante a sessão temática “Transição Energética”, Alcolumbre destacou o papel estratégico do Brasil na produção de energia limpa e na preservação ambiental, ressaltando o Amapá como exemplo de sustentabilidade.
O presidente do Senado lembrou que o Amapá é o estado mais preservado do Brasil, com cerca de 95% de sua vegetação original intacta.
“Somos, sim, um modelo de equilíbrio entre desenvolvimento e conservação ambiental”, afirmou o senador.

Davi destacou ainda que o estado é considerado carbono negativo, pois sua extensa área florestal absorve mais dióxido de carbono do que emite. Ele também reforçou seu compromisso com a pesquisa e o incentivo à exploração de fontes renováveis, especialmente a energia eólica, destacando o potencial do Amapá e da Região Norte nesse campo.
“O potencial eólico e solar de nosso estado é algo real e temos trabalhado incansavelmente para darmos esse grande passo para o desenvolvimento econômico do estado e do país”, pontuou.
Durante o mesmo painel, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a criação de um fundo com recursos provenientes da exploração de combustíveis fósseis para financiar a transição para uma matriz energética mais limpa.
A COP30, que ocorre entre 10 e 21 de novembro, em Belém, reúne líderes mundiais em busca de soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e acelerar a transição global para fontes renováveis de energia.





