A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) é responsável pelo cadastro, que ocorre das 8h às 17h, na sala da subcomissão de Assistência Técnica da SDR, localizada na área administrativa da Expofeira, dentro do parque. O prazo para inscrições vai até 28 de agosto.
A iniciativa garante o controle dos animais que ocuparão as baias destinadas a bubalinos, bovinos, equinos, muares, além de animais de médio porte como caprinos, ovinos e suínos.
Segundo o médico veterinário e presidente da Comissão Agropecuária da Expofeira, Carlos Napoleão, no ato da inscrição, os criadores devem apresentar documentos pessoais do proprietário e do cuidador responsável pelos animais.
“Estamos seguindo um cronograma e sabemos que os espaços para animais são muito concorridos. Por isso, solicitamos aos criadores que se antecipem para realizarem o cadastro o quanto antes, para organizarmos melhor o ambiente dos animais”, orientou o veterinário.
Este ano, com o status de Livre de Aftosa sem Vacinação, conquistado pelo estado, novas normas sanitárias serão aplicadas. A entrada de animais para exposição encerra no dia 3 de setembro, após a abertura oficial. Todos os animais devem apresentar documentação sanitária exigida pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), como comprovantes de vacinação e exames atualizados, e só poderão deixar o local após o encerramento da programação.
Na edição passada, a 53ª Expofeira recebeu mais de 600 animais, movimentando mais de R$ 830 mil com vendas de suínos, equinos, ovinos, caprinos, bovinos e bubalinos, além do tradicional leilão multiraças realizado nos onze dias do evento.