Com emendas destinadas pelo senador Davi Alcolumbre e pela então deputada federal Aline Gurgel, a iniciativa beneficiará 400 instituições com a distribuição gratuita de kits de alimentos contendo 43 itens, kits nutricionais para a primeira infância e vale-gás social.
“Somos o estado das desigualdades. Nós trabalhamos desde o ano passado no combate à pobreza, transformamos os programas em leis, com assistentes sociais empenhados na garantia de direitos. Ainda é um absurdo ter 32% de insegurança alimentar e 9% dos amapaenses passando fome. O poder público não consegue chegar a todo lugar e, com isso, as entidades serão braços e pernas de uma política social que vai para além de governo, colaborando para aplacar a fome de quem tem fome”, destacou o governador.
O lançamento ocorreu no Parque de Exposições da Fazendinha, durante a 53ª Expofeira, a maior feira de negócios da Amazônia, com a presença de diversas lideranças sociais.
As inscrições para o credenciamento no edital estão abertas no site da Secretaria de Assistência Social até sexta-feira, 6, através deste link.
Políticas públicas como esta, implementadas pelo Governo do Estado em 1 ano e 8 meses de gestão, já reduziram em 14% o índice de extrema pobreza no Amapá entre 2023 e 2024, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD). A taxa de segurança alimentar subiu de 40% para 68% no estado.