23 de julho de 2024

O medo – por Patrícia Ferraz

"O medo é a reação do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga".
Cada Cicatriz um Testemunho | O medo - por Patrícia Ferraz
Cada Cicatriz um Testemunho | O medo - por Patrícia Ferraz

Começo este artigo de uma forma diferente fazendo uma pesquisa no Google sobre o que é o medo e me deparo com a seguinte resposta: “O medo é a reação do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga”. A partir daí, começo a fazer uma reflexão e análise sobre os porquês de liberarmos inconscientemente essa sensação. Muitas vezes quando fazemos nosso planejamento de metas, sonhos e objetivos escrevemos só o resultado e esquecemos que até o atingirmos existe o processo, o percurso, os obstáculos, frustações, ações e atitudes.

Enfim, começamos a execução. Na primeira barreira vem o medo e as perguntas: “será que eu faço, vou, avanço, compensa, é o plano de Deus? Mas a minha zona de conforto é tão agradável, não seria melhor permanecer onde estou?” E, com essa mentalidade, as pessoas estagnam e, portanto, lá se foram as metas, sonhos e objetivos. O medo te paralisa, te faz recuar ou desistir no meio do caminho. Essa sensação não provém do amor de Deus, pois nosso Criador é amor, perseverança, equilíbrio, bondade e fé. Essa, por sua vez, é acreditar naquilo que não se vê, mas tem a certeza de que há de acontecer.

Deus nos capacita para vivermos uma vida de prosperidade, abundância e amor, mas a própria palavra diz que no mundo tereis aflição, mas nosso Deus venceu o mundo. Essa, então, é a lógica: enfrentar. Se está com medo, vai com medo mesmo e lute as batalhas da vida, do dia a dia, sabendo que a sua situação hoje não definirá o seu futuro e muito menos os planos que Deus tem para você.

Muitas vezes você acha que está só, que está difícil e não vai conseguir. Saiba que, se é plano de Deus, Ele vai te capacitar, por isso esteja sempre em movimento buscando ler a palavras, livros que abram sua mente, fazendo alguma atividade física, buscando novos ambientes, tendo atitudes que te aproximam dos seus objetivos, porque sair da zona de conforto dói, deixar de ir para a balada para estudar gera desconforto, acordar as 5 ou 6 da manhã para praticar atividade física não é fácil, confesso que eu não faço isso. Tudo isso são atitudes que nos tiram da zona de conforto e, se não viram hábito com disciplina, fazem o medo dominar sua mente e te estagna ou te faz retroceder.

Os medos e os traumas precisam ser vencidos, para isso precisamos identificar e enfrentar. Há uns dias eu estava lendo um livro sobre filhos e relacionamentos, identifiquei que quando meus pais se separaram minha mãe foi trabalhar em outra cidade e ficamos morando com meus avós. Quando eu me separarei, muitos anos depois, eu fiz a mesma coisa com o meu único filho, repeti o mesmo padrão. O pai passou dois anos sem aparecer, eu precisava trabalhar em outra cidade, e então, o deixei com meus familiares. Hoje eu não faria isso, aprendi. Mas na época era uma necessidade e sem justificativas o inconsciente fez o que eu aprendi, entretanto, hoje com tudo que aprendi, como terapia, cursos e leitura pude conversar com meu filho sobre o assunto. Falei “olha como se repetiu, eu te amo, não temos mais medo de que se repita, pois vencemos, nos perdoamos, curamos. É assim que os medos são vencidos, com diálogo, amor, fé e cumplicidade.

Tenha intimidade com Deus, só Ele cura todas as dores e medos!

Conte a Ele suas angústias, suas limitações e saiba pedir, pois Ele lhe ouve e lhe proporciona muito mais que possas imaginar. Essa é uma dica de milhões, relacionar com DEUS, confessar, ouvir e obedecer, clamar para que seus medos sejam transformados em respostas, testemunhos e bençãos para transbordar na vida de outras pessoas. Quero profetizar que sua semana seja repleta de confiança, força, determinação, disciplina e atitude.

Cada Cicatriz um Testemunho – por Patrícia Ferraz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.