De acordo com o professor Tiago Costa, um dos responsáveis pela inscrição da Escola Municipal Aracy Nascimento, localizada na área central de Macapá, 27 alunos da instituição realizaram as provas.
“Utilizar a ludicidade no ensino da matemática é uma excelente estratégia para desmistificar a ideia de que a matemática é um ‘bicho de sete cabeças’. Com uma metodologia simples e atrativa, a disciplina pode ser assimilada com mais facilidade“, destacou o professor.
Madson Millor, secretário municipal de educação, esteve na EMEF Aracy Nascimento para acompanhar essa primeira fase da Olimpíada.
“Ações como essa são importantes porque incentivam as crianças a se desafiarem no aprendizado. Elas se sentem motivadas a participar das atividades, e esse comportamento se reflete dentro e fora da sala de aula“, afirmou Millor.
Olimpíada Mirim – OBMEP
A Olimpíada Mirim – OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) é uma iniciativa do IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com apoio da B3 Social, e conta com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.
A Olimpíada Mirim divide os alunos em dois níveis:
- Mirim 1, para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental; e
- Mirim 2, para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
A prova da 1ª fase é composta por 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª fase também enfrentarão uma prova com 15 questões objetivas.