25 de julho de 2024

Polícia Civil do Amapá deflagra a “Operação Pentágono” em cinco Estados, prende 13 pessoas e apreende veículos, arma de fogo, munições, droga e dinheiro

Ao todo, 13 pessoas investigadas foram presas e serão indiciados por tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico de drogas e pertinência a organização criminosa.
Foto: Polícia Civil Amapá
Foto: Polícia Civil Amapá

Nesta terça-feira, 23, a Polícia Civil do Estado do Amapá (@policiacivilamapa), através da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (DETE), com apoio da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), do Núcleo de Operações com Cães (NOC) e das Polícias Civis dos estados do Pará, Amazonas, Goiás e Santa Catarina, deflagrou a “Operação Pentágono”, dando cumprimento a 13 mandados de prisão preventiva, 20 mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de bens, além de diversas contas bancárias bloqueadas.

Foto: Polícia Civil Amapá
Foto: Polícia Civil Amapá
Foto: Polícia Civil Amapá
Foto: Polícia Civil Amapá
Foto: Polícia Civil Amapá
Foto: Polícia Civil Amapá

Ao todo, 13 pessoas investigadas foram presas e serão indiciados por tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico de drogas e pertinência a organização criminosa, sendo uma mulher e seis homens no estado do Amapá; um homem em Santa Catarina; uma mulher em Goiás; dois homens no Pará; um homem e uma mulher no Amazonas. Durante a operação, dois investigados foram flagrados com drogas, munições e arma, sendo autuados em flagrante delito por tráfico de drogas e porte/posse de arma de fogo e munições de uso restrito.

Foto: Polícia Civil Amapá
Foto: Polícia Civil Amapá

A ação é fruto de investigação que iniciou há seis meses e monitorou a atuação de um grupo criminoso especializado no tráfico interestadual de drogas. Os entorpecentes eram enviados do estado do Amazonas para o estado do Amapá.

Segundo o delegado Estéfano Santos, titular da DETE, o esquema criminoso era liderado por um casal de amapaenses que residia no estado do Amazonas e comandavam toda a logística criminosa. Eles ostentavam uma vida de luxo nas redes sociais com veículos de grande porte e viagens frequentes.

Durante o cumprimento dos mandados, que ocorreu de forma integrada nos cincos estados brasileiros, dois carros, drogas, uma arma de fogo, munições e dinheiro foram apreendidos, além de valores que foram sequestrados das contas bancárias. Estima-se que o grupo criminoso tenha encaminhado mais de 300 quilos de drogas para o estado do Amapá no ano de 2023”, disse o delegado.

A operação foi batizada como “Pentágono” em alusão aos cinco estados que participaram. Os 13 indivíduos presos serão encaminhados à audiência de custódia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.