23 de julho de 2024

Reiniciando!!! – por Darllen Rocha

Oi, gente, depois de um tempo “recarregando as baterias,” estou de volta a nossa coluna semanal!

Fiquei pensando em como iniciaria essa conversa, qual seria o nosso primeiro assunto e então, resolvi falar do que eu vivo, da pressão pelos resultados e da necessidade de descansar, ou como eu disse, “recarregar as baterias.”

Vamos pensar assim: passamos boa parte do nosso ano envoltos nos trabalhos e nas atividades da vida cotidiana. Nós, acadêmicos, passamos muitas horas na frente dos nossos computadores, pesquisando, preenchendo formulários, estudando… Isso quando não estamos preparando aqueles textos para serem avaliados, quer seja em disciplinas cursadas, quer seja para apresentarmos trabalhos em eventos. Pois bem, posso dizer que trabalhamos com a nossa criatividade, então precisamos recarregar as nossas baterias criativas. Como fazer isso? Aqui vão alguns conselhos.

Primeiro, lembre que você é humano e como tal precisa interagir, e não me refiro a interagir em redes sociais, de forma remota, mas sim, entrar em contato com outros humanos, entende? Isso implica em você buscar tempo saudável com sua família, amigos, e amores, o que no meio de tantas funções, parece que nunca sobra tempo. Porém, ainda que alguém possa dizer que está perdendo tempo, pois tem esse ou aquele texto para entregar, leve me consideração que muitas boas ideias surgem em momentos de lazer e descontração, pois é aí que ativamos nosso “ócio criativo.”

Outro conselho é: tirem férias!! Férias de verdade!! Viajem, nem que seja para um lugar próximo, ou por uma semana! Conhecer outras realidades, outras culturas, outras pessoas (ou rever aqueles que moram distantes), abre um horizonte de possibilidades e te relaxa, ao mesmo tempo. Confesso a vocês que por muito tempo eu não me permiti isso, mas a vida me mostrou o quanto somos apenas aquilo que vivemos, entendem?

Por fim, que tal fazer aquela leitura por simples prazer, aquele livro “besteirol,” que não vai para o seu TCC, Dissertação, Tese ou artigo?? Que tal assistir aquele filminho com pipoca? Ou ainda, que achas de ir ao cinema naquela matinê, talvez até sozinho para perceber, inclusive, que você é a sua melhor companhia?

Meus queridos, eu quero dizer a vocês que a gente precisa, de vez em quando, DESACELERAR. Esse é o melhor conselho que posso dar a vocês que estão iniciando o ano cheio de “missões” acadêmicas (e outras)! Desacelerar é permitir que sua mente descanse, e mente descansada produz muito melhor! Por isso, permitam-se desacelerar!

Um grande abraço e após esse período em que eu desacelerei, estou de volta semanalmente aqui no Edcast!! Me siga no Instagram @profa.darllenrocha.

EDacademia por Darllen Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.